Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

O índice de atenuação das estruturas anatômicas à passagem dos raios-x é conhecida como:

A
Fator de absorção.
B
Fator de dispersão.
C
Densidade residual.
D
Fator de resistência.
E
Nenhum desses.
Do ponto de vista da psicopatologia fenomenológica, a recusa em se alimentar, que normalmente é acompanhada de perda significativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrênicos, sob a justificativa de que querem envenená-los, recebe o nome de:
No trauma abdominal contuso, a víscera mais frequentemente lesada é:
No afundamento torácico (tórax flácido) o fator mais importante para o aparecimento da síndrome do desconforto respiratório é:
Menino de 9 meses de idade, sem história de doença respiratória, foi trazido à emergência por febre iniciada há 48 horas (entre 38° e 38,4°C), coriza e tosse produtiva. A mãe informou que, embora a criança apresentasse leve inapetência, vinha aceitando bem o leite materno. Ao exame físico, o paciente encontrava-se em bom estado geral, eutrófico, corado, acianótico e com coriza. A temperatura axilar era de 38,1°C, e a frequência respiratória, de 40 mm, sem uso de musculatura acessória. A otoscopia revelou discreta hiperemia bilateral das membranas timpânicas, sem abaulamento; a oroscopia, hipertrofia e hiperemia das tonsilas palatinas; e a ausculta respiratória, murmúrio vesicular uniformemente distribuído com múltiplos ruídos de transmissão. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Compartilhar