Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O Índice de Bishop avalia fatores determinantes para a progressão ou não do trabalho de parto, não estando incluído entre eles:

A
Dilatação e apagamento do colo.
B
Variedade de posição.
C
Altura da apresentação (De Lee).
D
Posição do colo.
E
Consistência do colo.
Sexo masculino, 8 anos e 10 meses, com diagnóstico de asma. Apresenta crises de falta de ar e chiado quase semanalmente, com limitação das atividades durante as exacerbações. Refere que eventualmente, cerca de uma vez ao mês, apresenta despertares noturnos com tosse e chiado. Faz uso de beta- 2 inalatório nas crises com alívio completo dos sintomas. Nega internações. Como é classificada a asma desse paciente? Qual terapêutica deve ser instituída nas crises e para manutenção?
Um motorista, 55 anos, sofre uma colisão frontal. À admissão na Unidade de Emergências, sua pressão arterial sistólica é de 85 mmHg, caindo para 55 mmHg durante a inspiração. ECG mostra alternância elétrica do complexo QRS. Qual a conduta terapêutica mais efetiva?
Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:
Considere um RN com 36 semanas de idade gestacional, nascido por cesariana eletiva, sem trabalho de parto. Apgar 8/9. Evoluiu com frequência respiratória entre 80-90 ipm e discreta tiragem intercostal. Foi colocado em CPAP nasal e manteve saturação de O2 > 90. Radiografia de tórax mostrando pulmões hiperinsuflados com congestão peri-hilar, espessamento da cisura do pulmão direito e inversão do ângulo costofrênico bilateral. Qual sua hipótese diagnóstica?
Compartilhar