Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

O Índice de Massa Corporal (IMC) ou Índice de Quetelet é calculado pela relação entre:

A
o perímetro da cintura em metros e a altura em metros.
B
o quadrado do perímetro da cintura em centímetros e a altura em metros.
C
a massa corporal em quilos e o quadrado da altura em metros.
D
a massa corporal em quilos e o quadrado da altura em metros
E
o quadrado da massa corporal em quilos e a altura em metros.
Otavinho apresentou icterícia neonatal. Após uma série de exames, chegou-se à conclusão de que se tratava de uma desordem genética que culmina com um quadro de anemia do tipo normocítica e hipercrômica. Qual a provável patologia de Otavinho?
Paciente do sexo feminino, 25 anos, compareceu ao ambulatório de otorrinolaringologia queixando de otorreia purulenta à esquerda há cerca de 3 anos. Refere que a otorreia é cíclica e piora quando mergulha ou quando fica gripada. Ao exame otoscópico apresenta perfuração na região atical com presença de lamelas. Tomografia computadorizada revela erosão do esporão de chausse. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Paciente masculino, 67 anos, sem doença prévia, procura o seu consultório para <i>check-up</i>. Nega uso de medicações. Relata história prévia de tabagismo, nega etilismo. Exame físico normal. Em relação ao rastreamento e profilaxias neste paciente, é CORRETO afirmar que:
Paciente masculino de 78 anos, portador de diabetes melito, hipertensão arterial e transtorno afetivo bipolar, deu entrada no pronto-socorro após episódio de síncope. Apresentava FC = 38 bpm e PA = 74 x 36 mmHg ao exame físico. Encontrava-se sonolento, confuso, febril, secretivo e com hiperglicemia. Foi internado na UTI e evoluiu com insuficiência renal aguda, necessitando de terapia dialítica. O paciente fazia uso previamente de insulina glargina 30 UI/dia e Lispro 04 UI nas refeições, losartan 50 mg 2x/dia, citalopram 20 mg/dia e carbonato de lítio 300 mg 3x/dia. Com base no caso acima, é CORRETO afirmar:
Compartilhar