Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

O índice de massa corpórea, em Kg/m², de um adulto não atleta, considerado adequado pelos critérios da OMS, varia entre:

A
20,0 e 27,0.
B
18,5 e 24,9.
C
15,5 e 26,9.
D
15,0 e 26,0.
E
14,0 e 27,0.
Paciente com 6 meses de idade apresenta, ao despertar e ao adormecer, 5 a 10 contrações rápidas em flexão dos membros superiores, repetidas, acompanhadas de queda da cabeça. O eletroencefalograma é compatível com hipsarritmia. No exame clínico, observa-se leve atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, manchas hipocrômicas em forma de chama de vela e no estudo de imagem nódulos hiperdensos subependimários. Apresenta antecedente de rabdomioma do coração que está em remissão. Assinale os diagnósticos e o tratamento indicado.
Uma mulher de 50 anos que apresenta sintomatologia clínica de irregularidade menstrual, labilidade emocional, insônia, queda da libido e episódios de “fogacho” provavelmente encontra-se no climatério. Em relação a esta fase da evolução biológica da mulher, afirma-se que:
Paciente de 65 anos, tabagista (30 cigarros/dia) desde os 20 anos, veio a consulta urológica por hematúria macroscópica assintomática com início há 10 dias. O exame de urina apresentava número elevado de eritrócitos (mais de 100/campo) e ausência de leucócitos no sedimento urinário. A urocultura foi negativa, e os exames de função renal estavam normais. O exame digital da glândula prostática foi normal, e a dosagem do antígeno prostático específico revelou 1ng/ml. A ultrassonografia abdominal demonstrou lesão vegetante de, aproximadamente, 3 cm no trígono vesical. Com base nestes dados, qual a conduta inicial mais adequada?
Vários autores têm chamado a atenção para o fenômeno da depressão em crianças e adolescentes que, além de ter seu reconhecimento estabelecido, parece estar mais frequente e ocorrendo cada vez mais cedo, sendo que, em alguns estudos, os adultos com depressão maior relataram o primeiro episódio da doença ocorrendo antes dos dezoito anos de idade. Dentre os sintomas de depressão maior, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar