Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O lactente amamentado exclusivamente ao seio NÃO deve receber suplementação com ferro, principalmente, por:

A
O leite materno ser mais rico em ferro que o leite de fórmula.
B
Não ocorrer anemia nesta faixa etária.
C
Poder saturar a lactoferrina do leite humano, abolindo seu efeito bacteriostático.
D
Provocar frequentemente diarreia nesta faixa etária.
E
Esta afirmação está incorreta, já que o ferro pode e deve ser ofertado para todos os lactentes a partir do quarto mês de vida.
Paciente de 32 anos, sexo feminino, com diagnóstico de pielonefrite comunitária, encontra-se toxemiada, febril, com muita dor lombar e vômitos. Qual a melhor escolha antibiótica?
Paciente com 45 anos de idade, em terapia hormonal. Mamografia BI-RADS 0. A melhor conduta será:
Um lactente de 45 dias, sexo masculino, pesando 3.500 g, aleitamento materno exclusivo, procura serviço médico e os pais referem quadro de vômitos não biliosos repetidos pós-alimentares há 3 semanas, negando febre ou outros sintomas. Ao exame físico, o lactente encontra-se hipoativo, peso de 3.550 g, com desidratação moderada, e é possível perceber pequena tumoração à palpação abdominal do epigástrio. Diante desse quadro, a hipótese mais provável, o exame complementar mais adequado e o tratamento são, respectivamente:
Menina com 1 ano de idade é levada ao pediatra com história de febre há 2 dias, escurecimento da urina e irritabilidade. Ao exame não são observados sinais de infecção de vias aéreas, e a criança apresenta-se febril. A urocultura, colhida em condições ideais, revela-se positiva para Escherichia coli. Além da terapêutica antimicrobiana e das uroculturas para controle, recomenda-se:
Compartilhar