Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O lactente amamentado exclusivamente ao seio NÃO deve receber suplementação com ferro, principalmente, por:

A
O leite materno ser mais rico em ferro que o leite de fórmula.
B
Não ocorrer anemia nesta faixa etária.
C
Poder saturar a lactoferrina do leite humano, abolindo seu efeito bacteriostático.
D
Provocar frequentemente diarreia nesta faixa etária.
E
Esta afirmação está incorreta, já que o ferro pode e deve ser ofertado para todos os lactentes a partir do quarto mês de vida.
Paciente, 32 de idade, G3P1A2, com queixa de irregularidade menstrual desde a menarca, caracterizada por ciclos oligo ou amenorreicos, intercalados por episódios de sangramento uterino disfuncional. Referiu aumento progressivo de peso, intensificado há 10 anos, após o parto (aproximadamente 30 Kg), associado ao aumento de pelos em face e dorso. Ao exame físico: peso = 105 Kg; altura =1,65 m; IMC = 38,6 Kg/m²; cintura = 147 cm; índice de Ferriman = 10; exame ginecológico sem alteração. Qual a hipótese mais provável para o quadro anovulatório dessa paciente?
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo assinale-o:
A tríade clínica clássica dos pacientes com ruptura de aneurisma de aorta abdominal é constituída por:
Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:
Compartilhar