Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

O LDL colesterol pode ser mensurado pela fórmula de Friedewald ou diretamente no plasma. Em quais das situações clínicas abaixo a fórmula pode ser aplicada com boa precisão?

A
Paciente portador de síndrome nefrótica.
B
Paciente portador de hipertensão arterial.
C
Paciente portador de hipertrigliceridemia (> 400 mg/dL).
D
Paciente portador de hepatopatia colestática crônica.
E
Paciente portador de diabetes tipo 2 com proteinúria > 3 g/24h.
O fator mais importante no prognóstico de paciente submetido à biópsia excisional de melanoma maligno é
Paciente de 15 anos de idade, com fadiga, mialgia generalizada, dor de garganta há 3 semanas, com piora importante há cinco dias. O paciente fez uso de amoxicilina por conta própria, sem melhora da dor de garganta, mas com o aparecimento de exantema maculopapular disseminado pela pele. Exame físico: T = 38°C; FC = 110 bpm; PA = 110 x 60 mmHg; hipertrofia e hiperemia das amígdalas, linfadenomegalia cervical anterior e submandibular bilateral com gânglios de 2 a 3 cm, móveis, consistência fibroelástica e dolorosos à palpação. Restante do exame físico inalterado. O provável agente etiológico é:
Recém-nascido apresentou, no exame de 6 horas, sinal de Ortolani positivo para o quadril direito. Na ultrassonografia do quadril direito verificou-se, segundo método de Graf, ângulo alfa de 50º e ângulo beta de 59º. O tratamento recomendado é:
São situações que podem simular o abdome agudo:
Compartilhar