Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

O LDL colesterol pode ser mensurado pela fórmula de Friedewald ou diretamente no plasma. Em quais das situações clínicas abaixo a fórmula pode ser aplicada com boa precisão?

A
Paciente portador de síndrome nefrótica.
B
Paciente portador de hipertensão arterial.
C
Paciente portador de hipertrigliceridemia (> 400 mg/dL).
D
Paciente portador de hepatopatia colestática crônica.
E
Paciente portador de diabetes tipo 2 com proteinúria > 3 g/24h.
A sinusite nosocomial é uma complicação recentemente diagnosticada no paciente criticamente doente. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
A presença de placa fibrosa na albugínea do corpo cavernoso denomina-se:
Assinale a alternativa que apresenta a definição de fraturas cominutivas.
Considere as seguintes pacientes na primeira consulta: I. Mulher de 56 anos com área densa palpável, mal delimitada, medindo cerca de 2,5 cm de diâmetro em quadrante súpero-lateral da mama esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. II. Mulher de 26 anos com queixa de dor mamária bilateral cíclica uma semana antes da menstruação, mais intensa à esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. Exame clínico das mamas considerado normal. III. Mulher de 49 anos, queixando-se de nódulos que aparecem e desaparecem nas mamas. Traz ultrassonografia de outro serviço evidenciando cinco cistos simples com menos de 1 cm de diâmetro dispersos em ambas as mamas, sem evidência de nódulos sólidos. Apresenta menstruações regulares. Refere que a mãe teve câncer de mama aos 57 anos. Próximo exame complementar mais apropriado a ser solicitado para as pacientes I, II e III, respectivamente, é:
Compartilhar