Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

O LDL colesterol pode ser mensurado pela fórmula de Friedewald ou diretamente no plasma. Em quais das situações clínicas abaixo a fórmula pode ser aplicada com boa precisão?

A
Paciente portador de síndrome nefrótica.
B
Paciente portador de hipertensão arterial.
C
Paciente portador de hipertrigliceridemia (> 400 mg/dL).
D
Paciente portador de hepatopatia colestática crônica.
E
Paciente portador de diabetes tipo 2 com proteinúria > 3 g/24h.
Qual a deficiência vitamínica no lactente caracterizada por neurite periférica, convulsões, dermatite e anemia?
Mulher de 42 anos, assintomática, apresentou, à mamografia de rotina, nódulo de 1,2 cm no quadrante supero-externo da mama esquerda. À ultrassonagrafia, constataram-se bordas espiculadas e limites imprecisos, com sombra acústica e limites microbulados. Não havia comorbidades. Ao exame físico, as mamas eram volumosas, com discreto adensamento na topografia referida, e axila ipsilateral mostrava-se clinicamante negativa. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Paciente feminino, 68 anos, procurou o seu consultório para avaliação de rotina. Relata hipertensão arterial e encontra-se em uso de losartan 50 mg ao dia. Nega outras doenças. Os exames iniciais revelaram glicemia em jejum de 132 mg/dl, colesterol total de 238 mg/dl, HDL colesterol 42 mg/dl, triglicerídeos 155 mg/dl, função renal normal. Em exame confirmatório, a paciente apresenta glicemia em jejum de 128 mg/dl. Em relação à conduta a ser tomada neste caso, assinale a alternativa CORRETA.
Homem de 45 anos, com peso de 80 kg, sofreu acidente de trabalho, com água fervendo e deu entrada no pronto-socorro, com extensa queimadura comprometendo toda a face anterior do tórax, abdome, genitais e membros superiores. A reposição volêmica, nas primeiras 8 horas a partir do acidente, implica numa estimativa de volume de Ringer Lactato de:
Compartilhar