Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

O médico da Unidade Básica de Saúde atende uma jovem de 18 anos que relata ter sido vítima de abuso sexual na noite anterior. Qual a melhor conduta a ser adotada?

A
Exame físico ginecológico com coleta de secreções e profilaxia para DST’s, HIV e Hepatite B.
B
Exame físico completo, coleta de exames, profilaxia para gestação indesejada e para DST’s, HIV e Hepatite B.
C
Registro de ocorrência policial, exame de corpo delito, profilaxia para gestação indesejada e para DST’s.
D
Profilaxia para gestação indesejada e para DST’s, HIV e Hepatite B.
E
Registro de ocorrência policial e encaminhamento ao hospital de referência para as demais condutas.
Na apresentação cefálica com deflexão de 3º grau, com variedade de posição mento­-esquerda­-anterior, qual a situação e a posição fetal?
Dermatomiosite é associado com:
Durante o seu trabalho na unidade básica de saúde, você é contatado de emergência em virtude de um acidente: uma mulher de 35 anos acaba de ser atacada por um cão da raça pitbull, que resultou em mordeduras profundas nas mãos e antebraços. As pessoas que vieram ao seu socorro conseguiram conter o animal com pauladas. Desde então, o animal está desaparecido. No atendimento, você constata várias lesões inciso-contusas nas mãos e antebraços, algumas delas ultrapassando o tecido celular subcutâneo, bem próximas aos tendões das mãos e à articulação do cotovelo. O dono do pitbull, intimado a prestar esclarecimentos, alega que o cão é saudável, bem cuidado e vacinado anualmente contra a raiva. Ao avaliar a mulher, além da vacinação básica, a última dose de vacina antitetânica relatada foi aos 14 anos. Além de cuidados adequados com os ferimentos, a conduta mais adequada em relação ao caso seria (raiva humana/tétano/infecção secundária à mordedura):
Qual doença deve-se suspeitar diante de sintomas respiratórios, glomerulonefrite, vasculite, C-anca positivo:
Compartilhar