Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:

A
detecta pacientes com níveis de creatinina acima de 3,0 mg/dl.
B
controla a glicemia de seus pacientes com diabetes mellitus.
C
diagnostica lúpus eritematoso sistêmico.
D
trata infecção urinária de repetição.
E
identifica portadores de litíase renal.
Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Como Tereza iniciou o pré-natal tardiamente, perdeu-se a oportunidade de realizar ultrassonografia transvaginal para avaliação de marcadores não invasivos biofísicos de doenças cromossomiais do feto. A opção que NÃO representa tais marcadores é:
Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92 bpm, FR 23 irpm, Tax 39°C, dor abdominal intensa à palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm³ (eosinófilos 0%, bastões 10%, segmentados 78%), bilirrubina total 1,2 mg/dl, direta 0,7 mg/gl, indireta 0,5 mg/dl; EAS normal. O exame indicado a seguir é:
Januária, 24 anos, realizou, há 18 meses, cirurgia de derivação gástrica em y de Roux por via laparoscópica devido à obesidade mórbida. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Este quadro sugere:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela "classificação de Bi-rads IV". Foi ao médico com amiga e, por insistência dela. Leila relata que vem sendo acometida por “pensamentos desagradáveis’’ sobre sexualidade. Reconhece estes pensamentos como seus, eles a constrangem e a fazem se afastar das pessoas, e a única forma que encontrou para tentar se livrar da ansiedade que lhe provocam é lavando as mãos várias vezes ao dia. Com estas informações, a principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar