Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:

A
detecta pacientes com níveis de creatinina acima de 3,0 mg/dl.
B
controla a glicemia de seus pacientes com diabetes mellitus.
C
diagnostica lúpus eritematoso sistêmico.
D
trata infecção urinária de repetição.
E
identifica portadores de litíase renal.
Mulher de 20 anos teve trauma torácico grave com fratura de esterno e múltiplas costelas à direita. Apresenta-se com pneumotórax completo à direita, contusão pulmonar à direita, escarro hemático e hipóxia moderada, mesmo com cateter de O2. Foi drenado o tórax direito com expansão pulmonar parcial e intensa fuga aérea persistente. Assinale a alternativa que apresenta a atitude recomendável nesse momento. (FOUCHE, Y.; TARANTINO, D. P. Anesthetic considerations in chest trauma. Chest Surg Clin N Am, 7:277, 1997)
Dois são os fatores que influenciam diretamente o prognóstico da queimadura. Assinale a alternativa correta. (MACIEL, E.; SERRA, M. C. Tratado de queimaduras. Cálculo de área queimada e indicadores para internação hospitalar, p..43, cap. 7)
Hérnia inguinal indireta com ânulo inguinal profundo alargado (assoalho do canal inguinal íntegro) e parede posterior preservada é classificada como Nyhus:
Um paciente apresenta um quadro de síndrome nefrótica. Na investigação, cursa com consumo do complemento. Qual das etiologias abaixo é a mais provável como causa da doença?
Compartilhar