Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:

A
detecta pacientes com níveis de creatinina acima de 3,0 mg/dl.
B
controla a glicemia de seus pacientes com diabetes mellitus.
C
diagnostica lúpus eritematoso sistêmico.
D
trata infecção urinária de repetição.
E
identifica portadores de litíase renal.
O Raquitismo Carencial é uma doença que ocorre em crianças em fases de rápido crescimento por de?ciência de vitamina D. Assim, prematuros e lactentes no primeiro semestre de vida constituem seu principal grupo de risco. Assinale a alternativa que contém alterações que, em seu conjunto, suportam o diagnóstico da carência em questão.
Hidronefrose moderada unilateral, com rim contralateral normal, no feto de gestante na 30ª semana da gravidez. Diante do caso, assinale a alternativa correta.
Recém-nascido, com 25 dias de vida, em aleitamento materno, apresentando vômitos em jato, lácteos, há 8 dias. Ao exame, apresenta-se bastante desidratado e apático; nota-se abaulamento e peristaltismo visível na região do epigástrio. Diante da suspeita de estenose hipertró?ca de piloro, assinale a alternativa que indica corretamente: o exame de imagem a ser solicitado; as alterações hidroeletrolíticas esperadas; as alterações do equilíbrio acido-básico esperadas.
Um dos itens abaixo NÃO corresponde a sinais de alerta para possível Dengue grave. Qual?
Compartilhar