Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

O meio mais eficaz para o diagnóstico da tuberculose peritonial é:

A
a biópsia do peritônio por laparoscopia.
B
a cultura de fezes para o bacilo álcool ácido resistente.
C
o teste cutâneo de PPD.
D
a tomografia computadorizada do abdômen.
E
a paracentese abdominal para pesquisa de bacilo álcool ácido resistente.
Durante o período gestacional, a condição materna que predispõe mais o feto a cardiopatias congênitas é:
A anorexia nervosa, situação relativamente frequente nas adolescentes, caracteriza-se por uma restrição alimentar associada ao uso de laxantes, diuréticos e vômitos induzidos, que podem ocasionar um dos seguintes sinais de gravidade:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
Uma mulher, de 22 anos, é admitida no hospital devido à anestesia da mão direita que se desenvolveu, após uma discussão com seu irmão. Ela está bem disposta e parece despreocupada quanto ao seu problema. Não há história de trauma físico. O exame neurológico é negativo pela sensibilidade a dor diminuída em uma distribuição de luva sobre a mão direita. Sua família inteira está presente e expressando grande preocupação e atenção. Ela ignora seu irmão e parece alheia ao ciúme e a rivalidade crônicos descritos por sua família. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar