Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

O melhor exame para verificar o depósito de ferro num lactente é a dosagem de: (NELSON TRATADO DE PEDIATRIA)

A
hemoglobina
B
índice de anisocitose
C
volume corpuscular médio
D
ferro sérico
E
ferritina
Um paciente no 9º dia de pós-operatório de ressecção intestinal, por diverticulite complicada, apresenta hipertermia, em torno de 38 ºC, desconforto e dor no hemitórax direito, com irradiação para a região supraclavicular ipsilateral. Assinale a alternativa correta, em relação ao diagnóstico presuntivo:
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:
Qual das alterações endócrino-metabólicas abaixo, pode ser considerada como efeito adverso associado ao uso crônico dos corticosteroides?
O(s) fator(es) materno(s) que está(ão) frequentemente relacionado(s) ao descolamento prematuro da placenta normoinserida é (são):
Compartilhar