Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Psiquiatria

O movimento de mudança de modelo assistencial em saúde mental no Brasil, denominado reforma Psiquiátrica, propôs a substituição do manicômio por recursos do tipo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e RT - Residência Terapêutica. Quanto à finalidade desses dispositivos,

A
o CAPS ad destina-se ao tratamento de portadores de sofrimento mental grave, adultos.
B
o CAPS II funciona, geralmente, durante o período diurno, de segunda a sexta-feira, em dia útil.
C
o CAPS I é voltado para portadores de sofrimento mental grave que necessitam internação curta de até sete dias.
D
a RT é destinada ao acolhimento, durante o período de desintoxicação, dos dependentes de substâncias psicoativas.
Um paciente com quadro de obstrução arterial aguda é visto numa localidade onde não existem condições para cirurgia arterial, devendo ser removido para outra cidade. Qual seria a medicação de escolha a ser utilizada para tentar impedir o agravamento do quadro isquêmico?
Mãe comparece ao Ambulatório Araújo Lima da UFAM com lactente de dois meses apresentando há um mês estridor inspiratório que piora com decúbito dorsal. Qual o provável diagnóstico?
Uma mulher de 50 anos, procedente de Manaus, chega ao Pronto-Socorro relatando hematêmese e melena, iniciada 1 hora antes da admissão. No exame físico realizado em decúbito dorsal, não se verifica sinais de hepatopatia crônica, mas se encontra hipocorada, orientada e discretamente pálida FC 110 bpm PA 110 x 70 mmHg. Sobre o caso, marque a alternativa verdadeira:
Lactente de quatro meses, com quadro de anemia microcítica, crise convulsiva mioclônica de difícil controle desde o nascimento. O ECG mostra padrão hipsarritmia. Qual a deficiência vitamínica?
Compartilhar