Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Endocrinologia

Infectologia

O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?

A
Agitação e/ou letargia e hipotensão postural.
B
Irritação meníngea e aumento da diurese diária.
C
Dor abdominal intensa/contínua e pressão diferencial de pelo menos 40 mmHg.
D
Dor precordial e vômitos persistentes.
E
Redução repentina do hematrócito e desconforto respiratório.
Quais as doenças comuns das pálpebras?
Menino de 8 anos com adenopatia cervical acentuada, com estado geral. Hemograma: intensa atipia dos linfócitos; levantado suspeita de leucemia. Reação de Paul-Bunnell negativa. Reação de Sabin-Feldman 1:4.000. Qual o provável diagnóstico?
Você vai visitar em casa Sr. José de 94 anos. Ele vem apresentando tosse e emagrecimento há 1 mês. É hipertenso e está em uso regular de captopril com bom controle pressórico. Tabagista há 10 anos de meio maço/dia. Seus últimos exames de sangue demonstram uma elevação da creatinina sérica para 2,0mg/dl (valor máximo = 1,4). Seu exame clínico não apresenta anormalidades. I- Você solicita raio-x de tórax e pesquisa de BAAR no escarro e PPD, para investigar uma provável tuberculose; II- Avalia se a tosse pode ser pelo uso do I-ECA e o substitui por outra classe de anti-hipertensivo; III- No diagnóstico diferencial com tuberculose, suspeita de pneumonia, paracoccicidioidomicose e carcinoma pulmonar; IV- Solicita avaliação da depuração da creatinina. Estão corretas as afirmativas:
Em 2008, o Ministério da Saúde realizou a maior campanha de vacinação do mundo: o objetivo foi de vacinar cerca de 70 milhões de pessoas. Quanto à vacinação contra rubéola, podemos afirmar:
Compartilhar