O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?
A
Agitação e/ou letargia e hipotensão postural.
B
Irritação meníngea e aumento da diurese diária.
C
Dor abdominal intensa/contínua e pressão diferencial de pelo menos 40 mmHg.
D
Dor precordial e vômitos persistentes.
E
Redução repentina do hematrócito e desconforto respiratório.
Outras questões
Paciente encaminhado da unidade básica de saúde para oftalmologista, com quadro de conjuntivite há 3 dias e com piora da hiperemia ocular após uso de corticoide tópico. Ao exame oftalmológico: blefaroconjuntivite folicular unilateral e lesão com padrão dendrítico de ulceração do epitélio da córnea, após coloração com colírio de fluoresceína. Assinale a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, o agente mais provável:
Por que os profissionais de saúde avaliam o desenvolvimento motor dos bebês durante exames rotineiros de puericultura?
O diagnóstico de choque séptico é feito em um paciente com sepse quando:
Considerando que um homem de 50 anos de idade procure o setor de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal, vômitos e distensão abdominal associados à parada de eliminação de fezes e flatos, julgue o próximo item. Caso o paciente seja de zona endêmica para doença de Chagas, o megacólon com volvo deve ser considerado, e o exame diagnóstico principal a ser utilizado será o clister opaco.