Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

O neurotransmissor e a região do sistema nervoso central mais fortemente implicados na etiopatogenia do delirium são:

A
acetilcolina / formação reticular.
B
serotonina / locus ceruleus.
C
dopamina / lobos temporais.
D
GABA / amígdalas.
E
GABA / lobos frontais.
Assinale a alternativa correta em relação aos tumores não seminomatosos do testículo:
Um homem de 62 anos, com queixa de disfagia, faz endoscopia digestiva alta que revela um tumor no terço médio do esôfago. A biópsia mostra tratar-se de carcinoma de células escamosas e o ultrassom endoscópico sugere uma lesão Sm2 ou Sm3. Não são achadas lesões adicionais por outros métodos de imagem. Conduta mais apropriada, com intenção curativa:
Jovem, em investigação de infertilidade masculina, é diagnosticado com varicocele à esquerda, sendo proposta a correção cirúrgica. A principal complicação cirúrgica relacionada à piora do espermograma no pós-operatório é:
Sobre a obesidade mórbida podemos afirmar que as alternativas corretas são: 1. É indicada a cirurgia em paciente com índice de massa corpórea ou IMC = ou "maior que" a 40 Kg/m². 2. Pacientes submetidos à derivação gástrica em “Y de Roux” não necessitam complementação vitamínica. 3. A derivação biliopancreática é a cirurgia bariátrica que promove maior perda de excesso de peso. 4. Infarto agudo do miocárdio e fístula anastomótica são as principais causas de morte após cirurgia bariátrica . 5. Taquicardia no pós-operatório de cirurgia bariátrica pode ser o único indicativo de fístula anastomótica.
Compartilhar