Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:

A
O pré-natal deve ser iniciado no primeiro trimestre de gestação, consistindo este fator em um indicador de qualidade da assistência prestada à gestante.
B
O acompanhamento pode ser feito em consulta médica ou de enfermagem.
C
O Ministério da Saúde recomenda que a realização de um segundo VDRL no último trimestre de gestação seja avaliada pelo médico e condicionada à exposição da gestante.
D
Não há limitação para os exercícios físicos, mas a gestante deve ser orientada a realizá-los com moderação.
E
Quando a gestante faltar a uma consulta de pré-natal, o médico deve solicitar que o ACS faça a busca ativa desta.
Um paciente do sexo masculino, com 28 anos, está em tratamento com poliquiomioterapia para hanseníase (dapsona, rifampicina e clofazimina). Apresentou, no quarto mês de tratamento, diminuição do volume urinário, rash cutâneo, dor lombar e elevação de ureia e creatinina. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é:
A Terapia Comunitária, sistematizada há mais de 20 (vinte) anos no Ceará, pelo psiquiatra Adalberto Barreto, hoje presente em vários cenários da saúde pública brasileira, possui como pilar teórico a:
Leia o caso a seguir. Um lactente de 18 meses apresenta história de obstipação desde o nascimento. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, não anda e não fala. Nasceu a termo com peso de 3000 g e estatura de 49 cm e apresentou icterícia neonatal tardia com duração prolongada. Ao exame, apresenta estatura abaixo do percentil 3 (OMS), língua protusa, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera. Fontanela anterior aberta. Abdome globoso com hérnia inguinal. Diante desse caso clínico, qual o exame complementar obrigatório para confirmação diagnóstica?
No afundamento torácico (tórax flácido) o fator mais importante para o aparecimento da síndrome do desconforto respiratório é:
Compartilhar