Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:

A
O pré-natal deve ser iniciado no primeiro trimestre de gestação, consistindo este fator em um indicador de qualidade da assistência prestada à gestante.
B
O acompanhamento pode ser feito em consulta médica ou de enfermagem.
C
O Ministério da Saúde recomenda que a realização de um segundo VDRL no último trimestre de gestação seja avaliada pelo médico e condicionada à exposição da gestante.
D
Não há limitação para os exercícios físicos, mas a gestante deve ser orientada a realizá-los com moderação.
E
Quando a gestante faltar a uma consulta de pré-natal, o médico deve solicitar que o ACS faça a busca ativa desta.
Ensaios clínicos randomizados envolvendo gestantes com hipertensão arterial leve ou moderada mostraram que o grupo tratado apresentou significativamente menos hipertensão gestacional grave e maior número de recém-nascidos pequenos para a idade gestacional. Esse efeito restou mais evidente quando as gestantes fizeram uso de:
Em relação à vacinação, considere as assertivas abaixo. I- Há evidências de que a vacina contra raiva não deve ser aplicada em gestantes. II- Em pacientes adultos com AIDS, a vacina BCG está contraindicada. III- A vacina contra febre amarela está contraindicada para indivíduos alérgicos a componentes do ovo e para gestantes. Quais são corretas?
São frequentemente associados com tumores renais, EXCETO:
Assinale a principal etiologia da meningite asséptica aguda:
Compartilhar