Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:

A
O pré-natal deve ser iniciado no primeiro trimestre de gestação, consistindo este fator em um indicador de qualidade da assistência prestada à gestante.
B
O acompanhamento pode ser feito em consulta médica ou de enfermagem.
C
O Ministério da Saúde recomenda que a realização de um segundo VDRL no último trimestre de gestação seja avaliada pelo médico e condicionada à exposição da gestante.
D
Não há limitação para os exercícios físicos, mas a gestante deve ser orientada a realizá-los com moderação.
E
Quando a gestante faltar a uma consulta de pré-natal, o médico deve solicitar que o ACS faça a busca ativa desta.
As leucemias são neoplasias do sistema hematopoiético, que diferem de acordo com o tempo de duplicação celular e envolvimento da medula óssea em doenças agudas e crônicas. Sobre as leucemias agudas, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre os acidentes vasculares encefálicos (AVE) e encefalopatias metabólicas pode-se afirmar que a/o(s):
Uma paciente de 30 anos, de aspecto emagrecido é atendida com quadro de taquicardia, febre e confusão mental, seguida por convulsões. Familiares relatam histórico de “doença da tireoide”. Em relação a este caso, assinale a opção correta.
A dosagem de anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) é útil para o diagnóstico e monitoramento de:
Compartilhar