Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:

A
O pré-natal deve ser iniciado no primeiro trimestre de gestação, consistindo este fator em um indicador de qualidade da assistência prestada à gestante.
B
O acompanhamento pode ser feito em consulta médica ou de enfermagem.
C
O Ministério da Saúde recomenda que a realização de um segundo VDRL no último trimestre de gestação seja avaliada pelo médico e condicionada à exposição da gestante.
D
Não há limitação para os exercícios físicos, mas a gestante deve ser orientada a realizá-los com moderação.
E
Quando a gestante faltar a uma consulta de pré-natal, o médico deve solicitar que o ACS faça a busca ativa desta.
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
A contracepção de emergência:
Paciente do sexo masculino, atleta de 19 anos, jogava uma partida de tênis no seu clube como de costume. Ao final do primeiro set sofreu um ataque de seu adversário, no qual a bola de tênis atingiu seu olho direito com grande velocidade e alto impacto. Sentiu uma dor muito intensa, começou a enxergar embaçado e em alguns minutos passou a enxergar duplo. Dirigiu-se ao pronto atendimento onde no exame físico constatou-se: edema e hematoma periorbitário à direita, com limitação do olhar para cima e discreto desvio medial de olho direito, com hiperemia conjuntival e proptose. Sobre o tipo de trauma sofrido pelo paciente em questão, assinale a alternativa incorreta:
O desenvolvimento da retinopatia da prematuridade, importante causa de cegueira, está associado aos seguintes fatores de risco, EXCETO:
Compartilhar