Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

O patógeno implicado na etiologia de pneumonia nosocomial que acomete os pacientes submetidos à ventilação mecânica é:

A
Klebsiella.
B
Streptococcus pneumoniae.
C
Enterococos.
D
Acinetobacter.
Paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, com queixa de lesão na fronte há vários anos, que lentamente vem aumentando de tamanho e ulcerou. Ao exame dermatológico, apresenta nódulo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, com ulceração central recoberta por crosta que, ao ser retirada, ocasiona sangramento. As bordas da lesão são translúcidas, com formações perláceas e finas telangiectasias. O diagnóstico provável é:
Homem, com 60 anos de idade, apresenta-se ao serviço de emergência com infarto agudo no miocárdio com 4 horas de duração, sem supradesnivelamento de ST. Agora está assintomático, sem dor torácica. Não possui fatores de risco clássicos para doença coronária e nega tabagismo, dislipidemia, hipertensão ou diabetes. Exame físico revela PA 160 X 90 mmHg e FC de 70 bpm, regular, ritmo sinusal. Qual a melhor terapêutica para este paciente?
Paciente está internada na unidade de terapia intensiva por choque séptico de foco pulmonar. Apresenta-se hipotensa, apesar da hidratação vigorosa e do uso da droga vasoativa, está intubada e em ventilação mecânica. Os parâmetros ventilatórios são: volume-corrente de 600mL, frequência respiratória 24, pressão de suporte de 10, PEEP 10, FiO2 50%. A gasometria arterial evidenciou pH 7,30, pCO2 15, pO2 90, bicarbonato 10, satO2 90%. Quais são os distúrbios do equilíbrio ácido-básico que esta paciente apresenta?
<P>Um paciente, com 28 anos de idade, é hospitalizado por um quadro de tuberculose pulmonar grave. Iniciada terapia com isoniazida, rifampicina e pirazinamida e solicitada sorologia anti-HIV que foi positiva. Quatro semanas após o início da terapia para tuberculose, o paciente encontra-se estável clinicamente. A contagem de células CD4 foi de 45 células/mm³ e a carga viral (CV) => 55.000 cópias/ml pela técnica de RT-PCR. Um esquema antirretroviral aceitável seria: </P>
Compartilhar