Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

O principal agente de Bronquiolite Viral Aguda na infância é o VSR, que tem as seguintes características, EXCETO que:

A
a infecção não causa imunidade completa.
B
virtualmente 100% das crianças são infectadas até os 2 anos de idade.
C
acomete principalmente menores de 1 ano.
D
é mais severa nos primeiros 6 meses de vida.
E
tem como principais manifestações características clinicas a febre alta, gemência e toxemia.
Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos artério-venosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. Quanto ao tratamento desse paciente, a meta deve ser:
Paciente de 28 anos, portador de úlcera duodenal estenosante, com vômitos pós-alimentares não biliosos tardios, apresenta-se desidratado e com alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. Estas alterações caracterizam-se por:
Frente a um paciente queimado, qual a sequência mais adequada de conduta?
Considere as afirmações abaixo sobre quimioprofilaxia para tuberculose em pacientes adultos HIV-positivos. I) Está indicada quando não há evidência de tuberculose ativa e a reação à prova tuberculínica é maior ou igual a 5 mm. II) Está indicada quando a radiografia de tórax é anormal, sugerindo cicatriz radiológica de tuberculose sem tratamento anterior, e a possibilidade de tuberculose ativa ter sido descartada. III) É feita com associação de isoniazida e rifampicina. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar