O prolapso é o deslocamento para a região caudal, anterior ou posterior, de um dos órgãos pélvicos em relação à sua localização normal. No prolapso genital feminino:
A
a bexiga, o útero e o reto deslocam-se formando a enterocele.
B
a clínica consiste em queixas quanto à dispareunia, sinusorragia e hipermenorragia.
C
a operação de reparo de defeito paravesical é feita com a plicatura da fáscia endopélvica na linha média paralela ao colo vesical.
D
os exercícios da musculatura pélvica, benéficos no tratamento das mulheres com incontinência urinária de esforço, são utilizados como primeira escolha para sua correção.
Outras questões
Na investigação das duas causas mais frequentes de infertilidade conjugal, em nosso meio, os primeiros exames que devem ser solicitados ao casal, são:
Paciente com quadro de cefaleia súbita, intensa, com rigidez nucal e sonolência. O diagnóstico e a propedêutica mais correta é:
Pré-escolar de três anos é levado ao pronto socorro por apresentar a terceira fratura em um ano, supostamente causada por ter caído de uma árvore. O pai é presidente de uma grande empresa. A mãe parece distraída, defensiva e desinteressada. O médico que atende a criança é também seu pediatra particular, e suspeita de maus-tratos, porém prefere discutir a situação no consultório, quando a família retornar para o acompanhamento clínico da criança. Em relação a esta conduta pode-se afirmar:
São afirmativas verdadeiras sobre as ações das catecolaminas na motilidade intestinal, EXCETO: