Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

O propofol é uma das principais drogas utilizadas para sedação de pacientes criticamente enfermos. Sobre essa droga, assinale a alternativa INCORRETA:

A
O propofol é uma droga de início rápido de ação e meia-vida curta e deve ser preferida em situações em que o paciente necessita de avaliação frequente do nível de consciência.
B
Hipotensão arterial e depressão miocárdica são efeitos colaterais do propofol.
C
Deve ser a droga de escolha em sedações prolongadas (>72h) em pacientes sob ventilação mecânica, pois está associada a um tempo mais curto de extubação nesses pacientes.
D
Doses altas e por tempo prolongado estão associadas a acidose lática e arritmias cardíacas.
E
O propofol pode ser usado em associação com opioides.
São manifestações típicas do subtipo catatônico de esquizofrenia:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Qual é a manifestação mais comum do aneurisma poplíteo?
Neonato, 1 mês de idade, nascido de parto domiciliar, é trazido ao pediatra devido à mãe observar dispneia e "palpitação". O paciente se encontra em bom estado geral, acianótico, normocorado e eutrófico. Apresenta desdobramento de segunda bulha e sopro sistólico em foco aórtico. Foi internado para investigação, sendo solicitado ecocardiograma com Doppler que confirmou Comunicação Interatrial (CIA). Assinale a alternativa incorreta:
Baseado na atualização de 2015 das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar em pediatria, escolha a alternativa FALSA no que diz respeito ao atendimento de uma criança na rua com colapso súbito presenciado, em que você prestou o atendimento sozinho. Você detectou que a criança está inconsciente, com respiração tipo gasping e frequência cardíaca de 58 bpm.
Compartilhar