Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:

A
A minipílula contém como seu único hormônio um progestágeno e deve ser iniciada já na primeira consulta do puerpério (em torno de 15 a 25 dias pós-parto).
B
A minipílula deve ser usada em ciclos de 21 dias, com pausa de 5 dias entre as cartelas;sua eficácia reduz quando da redução das mamadas (desmame)
C
O preservativo masculino, além de evitar DSTs e nova gestação, impede o contato do esperma (pH elevado) com a mucosa vaginal atrófica, o que poderia causar desconforto
D
O DIU (dispositivo intra-uterino) pode ser inserido no pós-parto cesário ou normal, mas somente 12 semanas do puerpério
E
Quanto ao recomeço das relações sexuais, é recomendada a abstinência de pelo menos 40 a 45 dias (conhecido como “quarentena” ou “resguardo”)
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Em relação às infecções congênitas neonatais, analise as afirmativas abaixo assinalando a alternativa CORRETA:
Paciente masculino, com 37 anos, apresenta-se com queixas de dores lombares esporádicas, nega febre e a diurese está presente. Ultrassom mostra imagem compatível com cálculo na pelve renal direito, com 2,3 cm, sem hidronefrose. O raio X não apresenta imagens radiopacas na topografia do trato urinário. Exames revelam: creatinina 0.83 mg/dl; ácido úrico 7,7 mg/dl; sumário de urina com PH 5; densidade 1.020, leucócitos 2 e eritrócitos 1, com presença de inúmeros cristais de urato amorfos. O médico do atendimento primário conclui que se trata de um cálculo de ácido úrico. A conduta CORRETA para esse paciente é realizar:
Com o advento de novos métodos de diagnósticos, os tumores de origem renal passaram a ser estudados de forma mais objetiva e segura. Es ses métodos têm permitido que lesões antes não detectáveis possam ser observadas em sua fase inicial. Em relação aos tumores renais, é correto afirmar:
Compartilhar