Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:

A
A minipílula contém como seu único hormônio um progestágeno e deve ser iniciada já na primeira consulta do puerpério (em torno de 15 a 25 dias pós-parto).
B
A minipílula deve ser usada em ciclos de 21 dias, com pausa de 5 dias entre as cartelas;sua eficácia reduz quando da redução das mamadas (desmame)
C
O preservativo masculino, além de evitar DSTs e nova gestação, impede o contato do esperma (pH elevado) com a mucosa vaginal atrófica, o que poderia causar desconforto
D
O DIU (dispositivo intra-uterino) pode ser inserido no pós-parto cesário ou normal, mas somente 12 semanas do puerpério
E
Quanto ao recomeço das relações sexuais, é recomendada a abstinência de pelo menos 40 a 45 dias (conhecido como “quarentena” ou “resguardo”)
Pré-escolar de 5 anos apresenta baixo ganho ponderoestatural, pneumonias de repetição, diarreia crônica e pólipos nasais. Este quadro é sugestivo de:
A posição em que é possível um relaxamento perfeito dos músculos é:
Considere uma paciente de 32 anos com tireotoxicose bioquimicamente confirmada, bócio difuso à palpação e oftalmopatia bilateral. Com relação à doença dessa paciente, assinale a alternativa correta.
Mulher, 57 anos, observou aumento de volume da região cervical anterior há 6 meses. No exame físico foi palpado, em região do lobo direito da tireoide, um nódulo de 2x3 cm, de consistência fibroelástica, indolor, não aderido aos planos profundos. Exame laboratorial: TSH = 1,0 mUI/L (normal = 0,4–4,0). Com relação à abordagem dos nódulos tireoideanos, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar