Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:

A
A minipílula contém como seu único hormônio um progestágeno e deve ser iniciada já na primeira consulta do puerpério (em torno de 15 a 25 dias pós-parto).
B
A minipílula deve ser usada em ciclos de 21 dias, com pausa de 5 dias entre as cartelas;sua eficácia reduz quando da redução das mamadas (desmame)
C
O preservativo masculino, além de evitar DSTs e nova gestação, impede o contato do esperma (pH elevado) com a mucosa vaginal atrófica, o que poderia causar desconforto
D
O DIU (dispositivo intra-uterino) pode ser inserido no pós-parto cesário ou normal, mas somente 12 semanas do puerpério
E
Quanto ao recomeço das relações sexuais, é recomendada a abstinência de pelo menos 40 a 45 dias (conhecido como “quarentena” ou “resguardo”)
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa correta sobre essa condição.
Ao atender o RN em sala de parto você é informado de que a gestação é a termo, a mãe não tem patologias, não apresentou complicações, a idade gestacional é de 38 semanas. O trabalho de parto durou cerca de 6 horas, as membranas rompem no ato com líquido amniótico claro com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo é demorado e o RN nasce em parada respiratória. A conduta inicial mais adequada será:
Qual o ritmo de parada cardíaca mais comum na criança, sua causa e qual a droga de escolha para o tratamento?
A cirurgia de Sistrunk é utilizada no tratamento de:
Compartilhar