Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:

A
A minipílula contém como seu único hormônio um progestágeno e deve ser iniciada já na primeira consulta do puerpério (em torno de 15 a 25 dias pós-parto).
B
A minipílula deve ser usada em ciclos de 21 dias, com pausa de 5 dias entre as cartelas;sua eficácia reduz quando da redução das mamadas (desmame)
C
O preservativo masculino, além de evitar DSTs e nova gestação, impede o contato do esperma (pH elevado) com a mucosa vaginal atrófica, o que poderia causar desconforto
D
O DIU (dispositivo intra-uterino) pode ser inserido no pós-parto cesário ou normal, mas somente 12 semanas do puerpério
E
Quanto ao recomeço das relações sexuais, é recomendada a abstinência de pelo menos 40 a 45 dias (conhecido como “quarentena” ou “resguardo”)
Considere as condições abaixo, relacionadas à dependência do álcool: I. Tolerância ao uso. II. Sintomas de abstinência. III. Quantidade diária de consumo. Quais delas permitem estabelecer o diagnóstico clínico desta dependência?
Com relação ao mecanismo básico de secreção de ácido clorídrico, podemos afirmar:
Com relação à secreção biliar:
São diagnósticos diferenciais de dor em fossa ilíaca direita no adulto, exceto:
Compartilhar