Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

O puerpério é um importante momento de união na vida do casal, e discutir planejamento familiar nessa fase pode ser muito saudável. Sobre a anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:

A
A minipílula contém como seu único hormônio um progestágeno e deve ser iniciada já na primeira consulta do puerpério (em torno de 15 a 25 dias pós-parto).
B
A minipílula deve ser usada em ciclos de 21 dias, com pausa de 5 dias entre as cartelas;sua eficácia reduz quando da redução das mamadas (desmame)
C
O preservativo masculino, além de evitar DSTs e nova gestação, impede o contato do esperma (pH elevado) com a mucosa vaginal atrófica, o que poderia causar desconforto
D
O DIU (dispositivo intra-uterino) pode ser inserido no pós-parto cesário ou normal, mas somente 12 semanas do puerpério
E
Quanto ao recomeço das relações sexuais, é recomendada a abstinência de pelo menos 40 a 45 dias (conhecido como “quarentena” ou “resguardo”)
Assinale a alternativa que apresenta uma indicação de drenagem pleural em derrames parapneumônicos:
Ludmila tem 33 anos, é negra e se encontra na sua 3ª gravidez. Procurou atendimento, na 36ª semana de gestação, com dispneia progressiva aos esforços, tosse seca, ortopneia e dispneia paroxística noturna. O exame físico demonstrou ictus desviado à esquerda, com 2 polpas digitais, B4 audível no foco mitral, estertores bolhosos e edema com cacifo nos membros inferiores. A radiografia de tórax evidenciou cardiomegalia com congestão hilar. Foi aventada a hipótese de miocardiopatia periparto. Das opções de tratamento abaixo, aquela que se demonstra útil no aumento da sobrevida de Ludmila, sem oferecer riscos para a sua gravidez, é:
Lactente de 2 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, é arremessada de carro, pois não estava em uso de cadeirinha de proteção. É trazida pelos bombeiros à sala de emergência em uso de colar cervical, onde se encontra torporosa com resposta inespecífica à dor, sem abertura ocular. Pálida, sudorética, pulsos finos, FC: 160 bpm, FR: 35 irpm; entrada de ar diminuída difusamente; abdome distendido, com tatuagem traumática. Em relação à conduta imediata neste caso é CORRETO afirmar:
Quanto aos fatores de risco para paralisia cerebral, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar