Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Hematologia

Quanto ao uso de Aspirina é CORRETO afirmar: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. - CECIL Tratado de Medicina Interna Vol. I e II. 22ª edição - Editora Elsevier, 2005.

A
A Aspirina inativa permanentemente a ciclooxigenase-1 e a ciclooxigenase-2, isoenzimas que catalisam a conversão do ácido araquidônico em prostaglandina H2.
B
Nas estatísticas apresentadas quanto à utilização da Aspirina não há redução de mortalidade e traz alto risco de sangramentos.
C
É uma droga em desuso depois do surgimento do Clopidogrel.
D
Sua absorção é lenta o que reduz suas sintomatologias gástricas e intestinais.
E
Quando usamos o Clopidogrel pós colocação de stent coronariano fica inadequado o uso concomitante da Aspirina.
Paciente feminina com 54 anos de idade, 4 gestações, 3 partos e 1 cesarea, vem à consulta com queixas de incontinência urinária. Refere ter iniciado sintomas há 4 anos, principalmente aos esforços, espirro ou tosse. Mas, atualmente, refere perda de urina mesmo quando está em repouso. Há dois dias, iniciou uma disúria, noctúria, polaciúria e hematúria. Nega febre. Realizou EAS e urocultura que evidenciaram infecção do trato urinário. Em relação ao caso acima, marque a alternativa INCORRETA.
Paciente masculino, 19 anos, procura atendimento devido a lesão em coxa direita. Informa que o quadro teve início com uma area com induração com eritema, dor e calor local. Houve aumento de tamanho. Ao exame físico, apresentou Tax = 37,2° e lesão com flutuação, circundada por area de celulite. A conduta mais adequada é:
Em pacientes submetidos à esplenectomia é importante realizar vacinação para alguns germes encapsulados. Qual o micro-organismo encontrado mais frequentemente na infecção grave pós-esplenectomia?
Marque a alternativa que possui as cirurgias bariátricas discretamente restritivas e com má absorção intensa:
Compartilhar