Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O que caracteriza a síndrome de Prader-Willi?

A
Crânio pequeno com fontanelas abertas, microftalmia, catarata, nistagmo, hipoplasia, micrognatia, dedos cavalgados.
B
Baixa estatura, deficiência mental, fenda palpebral desviada para cima, mãos e pés pequenos, obesidade, hipogenitalismo, diabetes mellitus, hipotonia muscular na primeira infância.
C
Baixa estatura, caquexia, face pequena com orelhas, olhos e nariz normais, desproporcionais a face.
D
Vários graus de deficiência mental, estatura variável, crânio relativamente pequeno, dedos cavalgados.
E
Ataxia-teleangiectasias, infecções repetidas. Associa-se em geral com doenças autoimunes e principalmente com neoplasias.
O cisto pilonidal é uma das patologias mais comum em homens hirsutos. Cisto esse que tem origem na região pré-sacral, no sulco interglúteo, sendo causa de processos infecciosos recorrentes na região, com drenagem de secreção purulenta espontânea e formação de um ou mais trajetos fistulosos. Essa doença ficou conhecida e foi descrita na segunda guerra mundial como:
Uma paciente de 78 anos, com pneumonia, foi internada devido a um quadro confusional agudo: agressividade alternada com lucidez, associada com déficit de atenção, alteração do ciclo sono-vigília, com delírios visuais noturnos. A paciente é portadora de bronquite crônica, segundo os familiares, e sem outras comorbidades. Podemos afirmar que se trata de:
É causa de fratura do colo femoral em idosos:
A causa mais comum de colelitíases em crianças não neonatos é:
Compartilhar