Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Ortopedia

Ortopedia

O Raquitismo Carencial é uma doença que ocorre em crianças em fases de rápido crescimento por de?ciência de vitamina D. Assim, prematuros e lactentes no primeiro semestre de vida constituem seu principal grupo de risco. Assinale a alternativa que contém alterações que, em seu conjunto, suportam o diagnóstico da carência em questão.

A
Osteomalácia; alargamento das epífises ósseas; rosário costal; encurvamento dos ossos longos.
B
Descamação da pele e outros epitélios; nictalopia; manchas de Bitot.
C
Esplenomegalia; pancitopenia; petéquias.
D
Diarreia crônica; demência; dermatoses.
E
Edema de membros inferiores; perda da sensibilidade cutânea em membros inferiores; queilite angular.
No decorrer do procedimento cirúrgico para estagiar o câncer gástrico, há consenso, na literatura sugerida, de que o número de linfonodos a serem excisados é de:
Paciente do sexo feminino, 33 anos, professora desde os 18 anos, comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de disfonia progressiva há cerca de 10 meses. Refere que a disfonia se agrava no final do dia, após o turno de trabalho. Nega álcool e tabagismo. Frente a esse caso, qual a principal hipótese diagnóstica?
Para um paciente masculino, de 42 anos, com anemia ferropriva, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à invaginação intestinal, considere as seguintes afirmativas: I. O divertículo de Meckel é reconhecido como causa frequente. II. A tríade clássica de dor, tumor e sangramento está presente na maioria dos casos. III. Nas invaginações íleo-ileais, a eliminação de sangue é mais intensa. Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
Compartilhar