Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:

A
fase inflamatória - fase maturacional - fase proliferativa.
B
fase reativa - fase regeneradora - fase remodelação.
C
fase proliferativa - fase inflamatória - fase maturacional.
D
fase regeneradora - fase remodelação - fase reativa.
E
fase maturacional - fase inflamatória - fase proliferativa.
Um adolescente de 16 anos vai ao médico por apresentar dor no ouvido direito de início há um dia, antecedida por febre (temp. 38,7°C), odinofagia e rinorreia hialina, há três dias. Ao exame, apresentava dor à manipulação do canal auditivo e abaulamento da membrana timpânica do ouvido direito. Em relação a este caso, é correto afirmar que:
Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:
Mulher de 30 anos tem história de infecções urinárias de repetição. Há 2 semanas, apresenta febre de 38°C, dor lombar à direita e, há 4 horas, queda do estado geral e síncope, sendo levada ao PS. Exame físico: FC: 130 bpm; PA: 60 x 40 mmHg; perfusão periférica lentificada; abdome: massa em hipocôndrio e flanco à direita. Sonda vesical de demora: urina com piúria franca. O diagnóstico e a conduta são:
Uma discussão comum em unidades básicas de saúde refere-se às situações clínicas em que determinadas vacinas estariam formalmente contraindicadas. Dentre as opções abaixo, pode-se afirmar que a situação correta de contraindicação é:
Compartilhar