O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:
A
fase inflamatória – fase maturacional – fase proliferativa.
B
fase reativa – fase regeneradora – fase remodelação.
C
fase proliferativa – fase inflamatória – fase maturacional.
D
fase regeneradora – fase remodelação – fase reativa.
E
fase maturacional – fase inflamatória – fase proliferativa.
Outras questões
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Qual das cardiopatias congênitas não produz sobrecarga de volume?
Paciente proveniente de Goiás apresenta disfagia progressiva e perda ponderal. Reação de Machado-Guerreiro positiva. Realizado esofagografia que demonstrou dilatação do esôfago de 8 cm e retenção do contraste. É correto afirmar que: