Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:

A
fase inflamatória – fase maturacional – fase proliferativa.
B
fase reativa – fase regeneradora – fase remodelação.
C
fase proliferativa – fase inflamatória – fase maturacional.
D
fase regeneradora – fase remodelação – fase reativa.
E
fase maturacional – fase inflamatória – fase proliferativa.
A mamografia é considerada atualmente o único método de rastreamento precoce do câncer de mama. Qual o tempo que a mamografia pode antecipar o diagnóstico de uma lesão mamária antes se tornar palpável?
Homem de 70 anos comparece ao clínico geral com queixa de dores no flanco direito há três meses, de leve a moderada intensidade e contínua, astenia e perda ponderal de 12 kg no período. Nega alteração do hábito intestinal (uma evacuação a cada dois a três dias), com fezes de consistência ressecada e com esforço evacuatório. Traz hemograma com hemoglobina = 8,6 g/dl e microcitose/hipocromia. Antecedente de nefrolitíase e episódios de pielonefrite. Exame físico com massa palpável no flanco direito. Considerando o diagnóstico mais provável, qual o exame com maior especificidade?
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital dá entrada no Pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência adequada de condutas para esse caso?
Uma criança após ser atendida no ambulatório foi encaminhada ao laboratório para realização de alguns exames complementares inclusive o da velocidade de hemossedimentação (VHS). Com relação a este exame pode se afirmar:
Compartilhar