Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

O residente da reumatologia foi chamado para avaliar um paciente masculino de 69 anos em pós-operatório de 24 horas de uma gastrectomia total por neoplasia gástrica. De comorbidades, o paciente apresentava quadro de gota no passado e estava em uso de colchicina 0,5 mg ao dia, antes da cirurgia. Era também hipertenso em uso de hidroclorotiazida 25 mg ao dia. Havia apresentado um aumento súbito e muito doloroso do joelho direito, 12 horas depois do término da cirurgia. Ao exame físico, havia evidência de artrite de joelho direito, com derrame articular, aumento da temperatura e leve hiperemia. O manejo mais adequado desse paciente inclui:

A
reintrodução da colchicina 0,5 mg de hora em hora, punção articular e análise do líquido sinovial.
B
uso de cetoprofeno (um AINH) endovenoso e drenagem do líquido sinovial.
C
uso de colchicina EV, alopurinol via SNG, se já houver trânsito intestinal, e AINH para alívio da dor no joelho.
D
punção articular, análise do líquido sinovial e infiltração com corticoesteroides.
E
punção articular, infiltração com antibióticos e AINH para o alívio da dor.
Em relação à hérnia umbilical do recém-nascido é CORRETO afirmar:
Criança de 1 ano e 10 meses procurou a emergência pediátrica por quadro de febre, coriza, tosse e sibilância (4º episódio) iniciado há 18 horas. Mostrava-se ativa, a despeito da dispneia/sibilância. Com exceção das alterações relacionadas ao aparelho respiratório, o resto do exame físico era normal. Durante a permanência no hospital, apresentou crise epiléptica generalizada, em vigência de febre (38 °C), com duração aproximada de 5 minutos, sem recorrência ou intercorrências até o momento da alta após 36 horas do internamento pelo quadro respiratório. A mãe informou que foi a primeira crise e que a criança era saudável. Negou história familiar semelhante. Em relação ao caso acima, qual a afirmação CORRETA?
Neoplasia renal mais freqüente na infância, o tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, chega a corresponder a 95% dos tumores renais diagnosticados em menores de 15 anos de idade. Freqüentemente se apresenta como massa abdominal assintomática, muitas vezes descoberta em um exame de rotina. Com o avanço das terapias nos últimos 30 anos transformou-se em uma das neoplasias malignas com maior sucesso quanto a real possibilidade de cura, fato esse que enobrece ainda mais a importância de seu diagnóstico. Assinale dentre as alternativas abaixo as manifestações clínicas mais relevantes para o diagnóstico:
Qual das seguintes medicações pode precipitar o glaucoma de fechamento angular agudo?
Compartilhar