Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

O segmento I do fígado:

A
Faz parte do lobo direito.
B
Faz parte do segmento lateral esquerdo.
C
É menos comprometido na síndrome de Budd-Chiari.
D
Tem drenagem venosa prioritária para veia hepática média.
E
É também denominado de lobo quadrado.
A artrite da febre reumática:
Assinale a alternativa que indica corretamente o antígeno da vacina citada e seu esquema vacinal, conforme o calendário para Vacinação de Crianças, do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.
Uma endarterectomia carotídea direita é realizada em uma mulher de 66 anos que apresenta um sopro audível à ausculta do pescoço. O exame da placa ateromatosa curetada revela aspecto ?rme, grosseiramente castanho-amarelada. Microscopicamente, qual dos seguintes materiais deve ser encontrado em abundância na forma de cristais, produzindo espaços longos semelhantes a fendas?
Uma paciente de 35 anos, com doença renal crônica de etiologia desconhecida, vinha em terapia dialítica há um ano. Em consulta de rotina, foi identificada fibrilação atrial, iniciando-se o uso de bisoprolol e warfarina. Três semanas depois, em nova consulta, relatou alguns episódios de hematúria macroscópica e verificou-se o aparecimento de livedo reticularis nos membros inferiores. Estes achados levaram o nefrologista a pensar na hipótese mais provável de:
Compartilhar