O Sr J.A.N.S., 68 anos, tem insuficiência cardíaca grau III, insuficiência renal crônica em tratamento conservador, e apresenta os seguintes exames: Hemácias 879.000/mm³, Hemoglobina 8,9 g/dL, Hematócrito 32%, VCM 82,4 fl, HCM 23 pg, CHCM 28%, RDW 12,9%, Plaquetas 149.000/mm³, Leucócitos 4.200/mm³, B 2%, S 59%, E 2%, M 12% e L 25%. Ureia 69, Creatinina 2,3. PCR > 5,0 (normal até 0,5). Em relação a esse paciente, está CORRETO:
A
A anemia em questão não interfere no prognóstico do Sr J.A.N.S. e deverá ser tratada se sintomática.
B
A eritropoietina deverá ser iniciada assim que o paciente começar a ser dializado.
C
O Sr J.A.N.S. deverá iniciar o uso de concentrado de hemácias, pois a melhora dos níveis de hemoglobina é determinante de prognóstico.
D
O uso de eritropoietina está indicado, pois, nas anemias de doenças crônicas, a melhora dos níveis de hemoglobina tem impacto prognóstico positivo.
E
O tratamento da anemia deverá ser multidisciplinar, uma vez que a correção da ICC e da IRC restaura os níveis de hemoglobina.
Outras questões
Uma mulher de 65 anos, secretária executiva aposentada, procura assistência médica devido à dor lombar, com irradiação para face posterior da coxa direita, evoluindo há 3 meses e agravada há 15 dias. Neste último período, vem apresentando pouca resposta analgésica, que não cessa com o repouso e desperta-a do sono frequentemente. Exceto por emagrecimento de 6 kg desde a piora clínica, a anamnese dirigida foi irrelevante. Refere terapia de reposição hormonal. FC. 84 bpm; FR: 18 irpm; Tax. 36,8ºC; Pa: 130/80 mmHg. Laségue positivo a 45º. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as citadas, é de:
Indique, dentre as formas de hanseníase relacionadas, aquela que seria classificada, de acordo com a OMS, como paucibacilar:
Dados recentes têm sugerido uma associação entre os tumores de cabeça e pescoço e infecções virais. Os da orofaringe, por exemplo, estariam ligados a:
Assinale a opção correta sobre as obstruções duodenais do recém-nascido: