Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

O Sr J.A.N.S., 68 anos, tem insuficiência cardíaca grau III, insuficiência renal crônica em tratamento conservador, e apresenta os seguintes exames: Hemácias 879.000/mm³, Hemoglobina 8,9 g/dL, Hematócrito 32%, VCM 82,4 fl, HCM 23 pg, CHCM 28%, RDW 12,9%, Plaquetas 149.000/mm³, Leucócitos 4.200/mm³, B 2%, S 59%, E 2%, M 12% e L 25%. Ureia 69, Creatinina 2,3. PCR > 5,0 (normal até 0,5). Em relação a esse paciente, está CORRETO:

A
A anemia em questão não interfere no prognóstico do Sr J.A.N.S. e deverá ser tratada se sintomática.
B
A eritropoietina deverá ser iniciada assim que o paciente começar a ser dializado.
C
O Sr J.A.N.S. deverá iniciar o uso de concentrado de hemácias, pois a melhora dos níveis de hemoglobina é determinante de prognóstico.
D
O uso de eritropoietina está indicado, pois, nas anemias de doenças crônicas, a melhora dos níveis de hemoglobina tem impacto prognóstico positivo.
E
O tratamento da anemia deverá ser multidisciplinar, uma vez que a correção da ICC e da IRC restaura os níveis de hemoglobina.
São características do carcinoma espinocelular de esôfago, EXCETO:
A principal causa de morte nas duas primeiras semanas que se seguem às operações bariátricas é:
Uma mulher de 66 anos chega ao consultório médico queixando-se de dor profunda, em queimação, nos membros inferiores, que piora à noite, antes de dormir, de início há dois meses, mas que vem piorando progressivamente. Refere, ainda, cansaço diurno e diz que sua dor noturna somente melhora quando ela começa a mover as pernas e a andar pelo quarto. Nega doença prévia. É independente e faz hidroginástica três vezes por semana, porém apresenta-se ansiosa e preocupada, durante a consulta. No exame físico, não são encontradas alterações. Depois de elaborada a hipótese diagnóstica, a conduta medicamentosa mais apropriada para esse caso é:
Américo, 39 anos, apresentando há 3 anos humor deprimido. Às vezes pessimista, consegue fazer as suas obrigações diárias e laborais, porém desanimado para participar de atividades sociais, por vezes com algum prejuízo funcional. Foi avaliado por um clínico que constatou um exame físico normal. Realizou alguns exames e estavam todos normais. Com relação ao diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar