Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

O Staphylococcus aureus pode produzir patologias através de uma toxina ou pela invasão tecidual direita. Uma doença desencadeada por uma toxina estafilcóccica é a:

A
pneumonia da mucoviscidose.
B
endocardite bacteriana aguda.
C
artrite séptica.
D
meningoencefalite.
E
síndrome do choque tóxico.
Foi realizada a instalação de um cateter venoso central, utilizando a veia subclávia direita como acesso e através da técnica de Seldinger, em uma mulher de 68 anos. Vinte minutos após a punção, a paciente desenvolveu um quadro de hipotensão e taquicardia. A ausculta pulmonar revelou murmúrio presente nos hemitórax direito e esquerdo e a ausculta cardíaca não evidenciou nenhum ruído anormal. Houve ingurgitamento das veias jugulares. A infusão de líquido pelo cateter estava normal até o início do quadro, após houve obstrução do cateter.Baseado no diagnóstico anterior,qual tratamento imediato que deve ser realizado:
A abordagem inicial mais comum do paciente grande queimado deve constar dos seguintes itens, EXCETO:
Qual é a causa mais comum de óbito pós-operatório precoce na cirurgia eletiva do aneurisma de aorta abdominal?
Menino de dois anos dá entrada na emergência apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas desde que foi trazido de casa, no colo da mãe, em automóvel comum. Inconsciente, apresenta saturação de oxigênio = 89%, pressão arterial, pulsos e frequência cardíaca normais. A conduta inicial imediata a ser tomada é:
Compartilhar