Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

O Staphylococcus aureus pode produzir patologias através de uma toxina ou pela invasão tecidual direita. Uma doença desencadeada por uma toxina estafilcóccica é a:

A
pneumonia da mucoviscidose.
B
endocardite bacteriana aguda.
C
artrite séptica.
D
meningoencefalite.
E
síndrome do choque tóxico.
Paciente, 4 anos de idade, em tratamento para HIV, iniciou um quadro de tosse persistente há um mês, febre diária e inapetência.Tem histórico de a genitora ser também portadora do HIV em tratamento para BK. O RX de tórax mostra imagem de condensação em PD. Fez uso de amoxacilina com clavulonato potássico sem melhora clínica e radiologia. O PPD foi não reator. BAAR negativa em uma amostra. A melhor conduta, nesse caso, é:
Neuza, 42 anos, operada há um ano à colecistectomia videolaparoscópica, refere episódios de náuseas e dor em cólica em hipocôndrio direito. Refere colúria durante a última crise dolorosa há 1 semana. Exame físico: corada, anictérica, abdômen flácido, pouco doloroso à palpação em epigástrio e hipocôndrio direito. A ultrassonografia mostrou ausência de dilatação da via biliar. Qual o melhor exame a ser realizado em relação ao caso:
Lactente com 3 meses de idade dá entrada na UPA com quadro de estado de mal epilético, sem ter apresentado crise convulsiva anteriormente e apresenta hemorragia retiniana ao fundo de olho, qual sua hipótese diagnóstica?
Qual a conduta para pacientes com melanoma cutâneo com linfonodo sentinela comprometido por micrometástases?
Compartilhar