Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O sulfato de magnésio é a droga de escolha para o controle das crises convulsivas ocorridas na eclâmpsia. Assinale a alternativa correta em relação a essa droga.

A
Apesar de não produzir depressão do sistema nervoso central materno, ultrapassa rapidamente a barreira placentária, causando depressão fetal.
B
Sua excreção é primordialmente hepática e, portanto, não poderá ser utilizada nos casos da síndrome HELLP.
C
A verificação do reflexo patelar é bom parâmetro clínico para impedir o efeito tóxico dessa droga, orientando, na sua abolição, a redução na velocidade de infusão da mesma.
D
Seu efeito adverso mais temido é o aumento da contratilidade uterina, ocasionando casos de descolamento prematuro de placenta.
E
A diminuição da diurese materna, observada nos casos de eclampsia, decorrente, dentre outros fatores, da hemoconcentração, não interfere na sua utilização clínica.
Paciente com 45 anos portador de miopia (- 1,00 D/E), refere que, atualmente, necessita tirar os óculos para ler. A melhor hipótese é:
A Ressonância Nuclear Magnética está contraindicada para pacientes que possuem:
Recém-nascido, sexo masculino, iniciou ao final da terceira semana de vida, quadro de vômitos em jato após mamadas ao seio materno. A mãe procurou serviço de emergência sendo prescrito antiemético e recomendada elevação da cabeceira do berço. Os vômitos persistiram e se agravaram nos três dias subsequentes. A criança passou a perder peso e a apresentar pouca atividade, além de diminuição do débito urinário. Foi então novamente levado à emergência e os exames laboratoriais iniciais mostraram: Cloro: 90mEq/L, Potássio: 3,3 mEq/L, Sódio: 130 mEq/L. A gasometria colhida evidenciou alcalose metabólica. Frente ao quadro apresentado, o diagnóstico mais provável é:
Frente a um paciente com suspeita clínica de trombose venosa profunda no segmento femoral qual seria a melhor conduta?
Compartilhar