O sulfato de magnésio é a droga de escolha para o controle das crises convulsivas ocorridas na eclâmpsia. Assinale a alternativa correta em relação a essa droga.
A
Apesar de não produzir depressão do sistema nervoso central materno, ultrapassa rapidamente a barreira placentária, causando depressão fetal.
B
Sua excreção é primordialmente hepática e, portanto, não poderá ser utilizada nos casos da síndrome HELLP.
C
A verificação do reflexo patelar é bom parâmetro clínico para impedir o efeito tóxico dessa droga, orientando, na sua abolição, a redução na velocidade de infusão da mesma.
D
Seu efeito adverso mais temido é o aumento da contratilidade uterina, ocasionando casos de descolamento prematuro de placenta.
E
A diminuição da diurese materna, observada nos casos de eclampsia, decorrente, dentre outros fatores, da hemoconcentração, não interfere na sua utilização clínica.
Outras questões
Quais as razões mais comuns de INSUCESSO no emprego de um enxerto cutâneo?
Um médico de família e comunidade (MFC) trabalha em área de risco na periferia de uma grande cidade, onde a violência urbana, o tráfico e o consumo de drogas são evidentes. O crack é a substância psicoativa ilícita mais utilizada. Uma adolescente e morador de rua da área faz uso regular de crack há 3 anos. Fumou a última pedra de crack há 12 horas e procurou o médico na Unidade Básica de Saúde. Qual o provável estado mental do adolescente?
Homem, 57 anos de idade, tabagista desde os 13 anos de idade, deseja deixar de fumar. Consome 20 cigarros/dia, sendo o primeiro antes do café da manhã. Tem sobrepeso. Já tentou parar de fumar três vezes, tendo passado até três semanas em abstinência, mas retornou posteriormente. Não é etilista, nem tem comorbidade psiquiátrica. Nega uso de drogas. Quanto ao tratamento desse paciente, é correto afirmar: