Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O sulfato de magnésio é a droga de escolha para o controle das crises convulsivas ocorridas na eclâmpsia. Assinale a alternativa correta em relação a essa droga.

A
Apesar de não produzir depressão do sistema nervoso central materno, ultrapassa rapidamente a barreira placentária, causando depressão fetal.
B
Sua excreção é primordialmente hepática e, portanto, não poderá ser utilizada nos casos da síndrome HELLP.
C
A verificação do reflexo patelar é bom parâmetro clínico para impedir o efeito tóxico dessa droga, orientando, na sua abolição, a redução na velocidade de infusão da mesma.
D
Seu efeito adverso mais temido é o aumento da contratilidade uterina, ocasionando casos de descolamento prematuro de placenta.
E
A diminuição da diurese materna, observada nos casos de eclampsia, decorrente, dentre outros fatores, da hemoconcentração, não interfere na sua utilização clínica.
Homem, 72 anos de idade, com tensão arterial mantida em níveis de 175 X 80 mmHg, sem outras alterações, procura atendimento médico. O tratamento mais recomendado é:
Em relação ao tratamento cirúrgico da tireotoxicose é CORRETO afirmar que:
Qual o principal patógeno bacteriano que causa uma sinusite bacteriana aguda em crianças e adolescentes:
Um escolar de 9 anos vinha sendo tratado de pneumonia há 2 dias e chega ao pronto-socorro com quadro de insuficiência respiratória. A criança está hipoxêmica e requer oxigenoterapia. O exame radiológico mostra grande derrame pleural à direita. O patógeno mais provável, entre os citados, para a pneumonia desta criança é:
Compartilhar