Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

O suporte nutricional enteral é utilizado como terapia de rotina em pacientes com deficiência proteico-calórica, disfagia severa, grandes queimaduras, ressecção intestinal e fístulas, enquanto uma porção do trato digestivo ainda mantém sua capacidade absortiva. Sobre nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta:

A
A glutamina deve ser administrada rotineiramente nos pacientes queimados e politraumatizados.
B
As dietas oligoméricas são as mais utilizadas, porém não são indicadas na pancreatite aguda.
C
As dietas ricas em arginina têm sido relacionadas com maior mortalidade nos pacientes com sepse.
D
A super alimentação é condenável por estar relacionada à hiperglicemia e ao aumento do risco de infecção.
E
Nos pacientes onde o aporte nutricional ideal não pode ser atingido com a via enteral, a associação da nutrição parenteral pode trazer benefícios.
A hérnia inguinal direta se caracteriza por estar localizada:
Paciente jovem deu entrada na Emergência vítima de PAF (Projétil de Arma de Fogo), com orifício de entrada na região cervical anterior, na linha média do pescoço, ao nível da cartilagem cricoide e orifício de saída na região cervical posterior ao nível da C4. Encontra-se taquipneico, vasodilatado e hipotenso. Baseado neste cenário de trauma, assinale a assertiva correta:
Com relação ao trauma abdominal fechado, a indicação correta de lavado perintoneal ou FAST (focused assessment sonogram for trauma) é:
Paciente masculino de 52 anos com índice de massa corporal de 23, será submetido à colecistectomia por vídeo, eletivamente. Na sua história clínica constatou-se que o mesmo faz atividade esportiva três vezes por semana há mais de 10 anos, não é tabagista e não toma medicações de forma contínua. Qual das alternativas abaixo relaciona os exames laboratoriais pré-operatórios mais coerentes?
Compartilhar