Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

O suporte nutricional enteral é utilizado como terapia de rotina em pacientes com deficiência proteico-calórica, disfagia severa, grandes queimaduras, ressecção intestinal e fístulas, enquanto uma porção do trato digestivo ainda mantém sua capacidade absortiva. Sobre nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta:

A
A glutamina deve ser administrada rotineiramente nos pacientes queimados e politraumatizados.
B
As dietas oligoméricas são as mais utilizadas, porém não são indicadas na pancreatite aguda.
C
As dietas ricas em arginina têm sido relacionadas com maior mortalidade nos pacientes com sepse.
D
A super alimentação é condenável por estar relacionada à hiperglicemia e ao aumento do risco de infecção.
E
Nos pacientes onde o aporte nutricional ideal não pode ser atingido com a via enteral, a associação da nutrição parenteral pode trazer benefícios.
Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
A síntese de DNA ocorre em qual das fases relacionadas abaixo?
Dos itens abaixo em relação à falha do controle radioterápico dos tumores, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar