O suporte nutricional enteral é utilizado como terapia de rotina em pacientes com deficiência proteico-calórica, disfagia severa, grandes queimaduras, ressecção intestinal e fístulas, enquanto uma porção do trato digestivo ainda mantém sua capacidade absortiva. Sobre nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta:
A
A glutamina deve ser administrada rotineiramente nos pacientes queimados e politraumatizados.
B
As dietas oligoméricas são as mais utilizadas, porém não são indicadas na pancreatite aguda.
C
As dietas ricas em arginina têm sido relacionadas com maior mortalidade nos pacientes com sepse.
D
A super alimentação é condenável por estar relacionada à hiperglicemia e ao aumento do risco de infecção.
E
Nos pacientes onde o aporte nutricional ideal não pode ser atingido com a via enteral, a associação da nutrição parenteral pode trazer benefícios.
Outras questões
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenofrênico pode ser feita sem hemostasia, pois, geralmente, esse ligamento é avascular.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. Caso a operação realizada nesse paciente tenha sido potencialmente contaminada, é recomendável que a antibioticoprofilaxia seja prolongada por mais 24 horas.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A gravidez promove uma hipovolemia fisiológica e, portanto, pequenas perdas sanguíneas repercutem mais precocemente na perfusão fetal.