Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

O suporte nutricional enteral é utilizado como terapia de rotina em pacientes com deficiência proteico-calórica, disfagia severa, grandes queimaduras, ressecção intestinal e fístulas, enquanto uma porção do trato digestivo ainda mantém sua capacidade absortiva. Sobre nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta:

A
A glutamina deve ser administrada rotineiramente nos pacientes queimados e politraumatizados.
B
As dietas oligoméricas são as mais utilizadas, porém não são indicadas na pancreatite aguda.
C
As dietas ricas em arginina têm sido relacionadas com maior mortalidade nos pacientes com sepse.
D
A super alimentação é condenável por estar relacionada à hiperglicemia e ao aumento do risco de infecção.
E
Nos pacientes onde o aporte nutricional ideal não pode ser atingido com a via enteral, a associação da nutrição parenteral pode trazer benefícios.
As tumorações abdominais na infância apresentam as mais variadas etiologias, geralmente são doenças benignas, como hidronefrose, rim multicístico, hepatoesplenomegalia infecciosa, bezoar, malformação intestinal ou cistos. Os tumores malignos nessa faixa etária são raros, mas a elucidação diagnóstica precoce é imprescindível para garantir possibilidades de cura para o paciente. A estratégia para o diagnóstico do tumor abdominal inclui história clínica, exame físico, exames laboratoriais e de imagem. Entre as crianças de 0 a 2 anos, o tumor maligno abdominal retroperitoneal mais frequente é:
Em relação às cardiopatias congênitas, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A comunicação interventricular é a cardiopatia congênita acianótica mais prevalente. II. Pais portadores de cardiopatia congênita têm risco maior que a população geral de terem filhos com malformação cardíaca. III. No caso de pais hígidos e um filho com cardiopatia congênita, não existe risco aumentado de ocorrência de malformação cardíaca em próximas gestações. Qual é a alternativa correta?
Na pré-eclâmpsia devemos:
Mulher de 35 anos, G2P2, previamente hígida, com ciclos menstruais regulares e fluxo normal, já tendo realizado ligadura tubária, foi encaminhada ao ambulatório de Ginecologia por apresentar, ao exame citopatológico de colo uterino, células glandulares atípicas. Sobre este caso, considerar as assertivas abaixo: I - Os dados permitem suspeitar-se de carcinoma invasor. II - A colposcopia está indicada. III - A cirurgia de alta frequência (CAF) é preferível a conização a frio. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar