Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia

O termo “partes moles” se refere ao tecido de suporte dos vários órgãos e às estruturas não epiteliais extraesqueléticas do tecido linfo-hematopoiético. Sobre esse tema julgue as informações abaixo: I.O diagnóstico clínico precoce do melanoma é o mais importante fator para o sucesso do tratamento. Devemos utilizar a regra do ABCD (assimetria, bordas, cor, diâmetro) e estarmos atentos a alterações no tamanho, forma ou cor em nevos pré-existentes. II. A Organização Mundial de Saúde classifica o melanoma segundo a fase de crescimento em dois grupos: fase de crescimento radial e vertical. No grupo de crescimento radial encontramos o melanoma nodular. No grupo de crescimento vertical encontramos o melanoma superficial, acral lentiginoso, melanoma tipo lentigo maligno e o melanoma in situ. III.O tratamento do melanoma é multidisciplinar e deve ser realizado após uma sistematização composta apenas por diagnóstico clínico e estadiamento com exames laboratoriais e de imagem. IV.Na biópsia de lesões suspeitas é fundamental que a amostra de pele seja retirada até tecido celular subcutâneo, já que a espessura vertical do tumor é o valor preditivo mais importante para o prognóstico, tratamento e seguimento.

A
Todas as afirmações são verdadeiras.
B
Apenas I, II e IV são verdadeiras.
C
Apenas I e IV são verdadeiras.
D
Apenas I, III e IV são verdadeiras.
E
Apenas IV é verdadeira.
Lesão cutânea discreta, perolada, hemisférica, lisa, papulosa, medindo 3 mm de diâmetro, com umbilicação central e conteúdo caseoso, localizada no pescoço de menina de 8 anos, saudável e frequentando a escola, corresponde a:
Paciente de 16 anos, portador de varicocele esquerda grau IV, submetido à varicocelectomia há cerca de seis meses retorna ao serviço com exame físico normal, exceto pela recidiva da varicocele em mesmo estágio. Qual o provável diagnóstico?
Paciente de 75 anos, sexo masculino, procurou serviço médico por estar apresentando uma discreta fraqueza há 6 meses, sem outras queixas. No exame físico, apresentava-se descorado +/4+, fígado palpável a 3 cm do RCD e baço palpável a 13 cm do RCE sem outros achados. Exames laboratoriais: Hemograma com Hb 10,0 g/dl HT=30% VCM=87 u³. Leucócitos de 3.000-0-0-3-60-2-0-33-2, Plaquetas 550.000/mm³. Função Renal e Hepática normal. Ácido Úrico=11,0. Endoscopia Digestiva Alta dentro da normalidade. USG de Abdômem presença de esplenomegalia maciça. Mielograma com medula hipocelular com dificuldade na punção. Biópsia de medula óssea: hipercelular, com proliferação megacariocítica, com fibras reticulínicas. Estudo citogenético-ausência de translocação 9;22. O quadro clínico acima sugere Mielofibrose Idiopática. Qual das assertivas abaixo auxiliaria no diagnóstico?
Escolar, sete anos, é trazido ao Serviço de Emergência Pediátrica do HUAP devido a edema palpebral percebido pela mãe há dois dias. Paciente relata diminuição na diurese desde o dia anterior. Ao exame, revela bom estado geral, RCR 2T, eupneico, MV sem RA, PA de 130 X 90, com edema bipalpebral. Mãe relata a presença de seis lesões impetiginadas nas pernas do filho há cerca de duas semanas. Em relação ao caso em tela, assinale a afirmativa correta.
Compartilhar