Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

O teste do pezinho pode triar diversas doenças. Entre todas as que são compreendidas pela triagem neonatal do Ministério da Saúde na fase III, estão:

A colangite esclerosante primária é uma doença de causa desconhecida e pode estar associada a:
Homem, 66 anos, em tratamento para HAS e diabete melito, apresenta icterícia e prurido há 2 semanas. É submetido à CPER sob anestesia com propofol IV. A contrastação da via biliar demonstra estenose no terço médio do colédoco com dilatação amontante. Doze horas após o procedimento, está obnubilado e com hipotensão arterial. Qual é a provável causa deste quadro clínico?
Um motorista de lotação, com 40 anos de idade, vem à USF com queixa de lombalgia há três dias, levando a dificuldade de se curvar, comprometendo sua atividade devido à dor intensa que se agrava com o decorrer do dia, durante o seu trabalho. Em uma escala decimal de dor, o paciente classificou a sua no grau 6. Ao exame físico não se evidenciou sinal de comprometimento radicular, com contratura importante da musculatura da região lombar. O paciente está ansioso e veio à unidade de saúde para que fosse solicitado um exame radiológico, pois acha que seu caso é sério. Você, como médico assistente:
Um paciente do sexo masculino, de 17 anos de idade, é internado por quadro agudo de disenteria, com depleção do espaço extracelular. Durante a internação, evoluiu com queda do estado geral, febre (temperatura axilar maior que 38°C) e petéquias em tronco e membros. Os exames complementares revelaram anemia hemolítica, trombocitopenia, insuficiência renal aguda e disfunção neurológica. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar