Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

O teste sorológico mais específico para o diagnóstico de infecção aguda pelo vírus Epstein-Barr é a dosagem de:

A
IgM anti-VCA (antígeno do capsídeo viral).
B
Anticorpos anti-EA (antígeno inicial).
C
Anticorpos de Paul-Bunnell.
D
IgG anti-VCA (antígeno do capsídeo viral).
Mulher, 45 anos, obesa, relata dor no hipocôndrio direito há 8 horas, tipo surda, e vômitos. O exame físico mostra dor e defesa no hipocôndrio direito, parada inspiratória à palpação profunda do referido local. O resultado do exame de sangue foi: leucocitose e elevação discreta da bilirrubina sérica e da transaminase. O exame mais útil para o diagnóstico é:
Posto de enfermagem solicita avaliação de um homem de 55 anos internado em enfermaria clínica. Referem que o mesmo apresentou rebaixamento súbito do nível de consciência. Durante o exame, observa-se que o paciente obedece a comandos para abrir e fechar os olhos, porém não apresenta quaisquer outros movimentos, nem mesmo com estímulo doloroso. Não fala nem emite sons. Estava de olhos abertos durante todo o tempo da avaliação médica. Qual a pontuação deste paciente segundo a Escala de Coma de Glasgow?
Um rapaz de 17 anos com antecedente de epilepsia, desde os 5 anos, foi admitido com crises tônico-clônicas generalizadas, recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre as mesmas. Com relação às síndromes epilépticas, pode-se afirmar que:
Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:
Compartilhar