Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:

A
anastomose da confluência dos ductos hepáticos com o ducto hepático distal
B
anastomose bílio-digestiva pela técnica de Hepp-Couinaud
C
anastomose bilio-digestiva pela técnica de Soupault-Couinaud
D
anastomose bilio-digestiva pela técnica de Kolski
E
anastomose bilio-digestiva pela técnica de Longmire
Paciente, branco, sexo masculino, iniciou, aos 3 anos e 11 meses, edema progressivo até anasarca, em 2 semanas. A genitora relata aumento de 3 kg. Antecedentes pessoais não significativos. História familiar: mãe e tio maternos albinos. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, com edema generalizado, peso de 23 kg, altura de 107 cm. Os exames complementares iniciais revelaram hipoalbuminemia de 1,4 g/dl e proteinúria de 4,7 g/dia. O diagnóstico mais provável é:
Na acidose metabólica hiperclorêmica com ânion gap normal, assinale a alternativa correta.
Os tipos de bacia que se encontram mais frequentemente associados às variedades de posição posteriores e transversas, respectivamente, são:
Maria Santos, 25 anos, diabética tipo 1, desenvolveu insuficiência renal nos últimos 02 anos. Ainda não faz diálise. Seu hemograma apresenta hb; 9 g/dl ht; 28%. As hemácias são normocrômicas e normocíticas. Qual a causa correta?
Compartilhar