Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:

A
anastomose da confluência dos ductos hepáticos com o ducto hepático distal.
B
anastomose bílio-digestiva pela técnica de Hepp-Couinaud.
C
anastomose bílio-digestiva pela técnica de Soupault-Couinaud.
D
anastomose bílio-digestiva pela técnica de Kolski.
E
anastomose bílio-digestiva pela técnica de Longmire.
Nos cistos de colédoco tipo III, segundo a classificação de Todani, o procedimento cirúrgico indicado é:
Um Pediatra, ao avaliar um recém-nascido oligoidrâminio do sexo feminino na enfermaria de pediatria, observa que o teste de Ortolani foi positivo à esquerda e chama o Ortopedista de plantão para avaliação e conduta. O astuto residente do terceiro ano de Ortopedia vai avaliar o caso e, após o exame físico detalhado conversa com seu staff e afirma: I - Trata-se de uma displasia do desenvolvimento do quadril e não de uma luxação, pois o teste de Ortolani é positivo; II - O melhor exame de imagem a ser realizado no momento para confirmação do diagnóstico é a radiografia panorâmica de bacia em AP; III - Na ultrassonografia, os métodos de Graf e de Harcke avaliam o quadril de forma dinâmica e estática respectivamente; IV - Normalmente há retroversão do colo femoral. Frente a essas afirmações, qual a resposta correta?
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor em região anterior do joelho direito. Ele pratica handebol 3 vezes por semana. A radiografia do joelho mostra um ossículo na inserção do ligamento patelar junto à tuberosidade anterior da tíbia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente do sexo masculino, de 64 anos de idade, relata 2 anos de evolução de dor distal em membros inferiores, desencadeada aos esforços. A dor inicia após 300 metros de deambulação no plano e alivia ao repouso. História de hipertensão arterial em uso de propranolol e dislipidemia em uso de rosuvastatina. Ao exame apresenta cianose distal de membros inferiores e pulsos pediosos e poplíteos reduzidos. Em relação ao caso é correto afirmar que:
Compartilhar