Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

O tratamento de primeira linha para asma brônquica leve persistente é:

A
Xantina.
B
Oxigenoterapia.
C
ß2-agonista de curta duração.
D
Corticoide inalatório.
A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema:
São complicações precoces da banda gástrica ajustável:
Idosa é despertada do sono noturno por dor lombar a direita, irradiando para cicatriz umbilical, com melhora após analgésico EV. No dia seguinte recrudescimento da dor, agora acompanhada de náuseas, vômitos e febre não aferida, com calafrios. História de hipertensão arterial e de osteoporose, fazendo uso de carbonato de cálcio e tiazídico. USG revela moderada dilatação do sistema excretor à direita, sem identificação de cálculos. Ht: 41,8%, leucócitos 7.900/mm3; plaquetas 238.000/mm3; creatinina 1,4 mg%; U: 92 mg%. Assinale o item que indica as condutas mais adequadas para o caso.
Homem de 64 anos, com bloqueio cardíaco do ramo esquerdo e prostatismo, recebe diagnóstico de episódio depressivo maior. A melhor escolha terapêutica seria:
Compartilhar