Questões na prática

Cirurgia

Preventiva

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

O trauma pancreático Grau V está relacionado com uma probabilidade de fístula pancreática temporária maior que 40%, nestes casos a melhor opção para tratamento é o/a:

A
drenagem ampla.
B
exclusão Duodenal.
C
cirurgia de Whipple.
D
uso de somatostatina.
E
pancreatectomia parcial.
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:
Qual das alterações endócrino-metabólicas abaixo, pode ser considerada como efeito adverso associado ao uso crônico dos corticosteroides?
O(s) fator(es) materno(s) que está(ão) frequentemente relacionado(s) ao descolamento prematuro da placenta normoinserida é (são):
Qual a causa mais comum de púrpura não trombocitopênica na infância?
Compartilhar