Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

O tumor de Pancoast é carcinoma broncogênico associado tipicamente ao seguinte achado clínico:

A
atelectasia do segmento envolvido;
B
síndrome de Horner;
C
tosse não produtiva;
D
hemoptise.
Com relação à exposição vertical ao HIV, assinalar a alternativa INCORRETA.
Com relação ao refluxo gastroesofágico (RGE) na infância, considerar as assertivas abaixo: I - O relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior, sem correlação com a deglutição, é considerado o mecanismo fisiopatológico mais importante do RGE. II - Os episódios de vômitos podem ser reduzidos se a criança, ao receber a alimentação, que deve ser hipercalórica, com alto teor de gordura e em pequenas quantidades, estiver sentada. III - A pHmetria esofágica de 24 horas é o exame que apresenta melhores sensibilidade e especificidade. É (São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Um menino de 03 anos é levado ao pronto-socorro do HUCAM por sua mãe, com um quadro de retenção urinária aguda de 6 horas de duração. Tem abdômen doloroso a palpação. O sinal vésico-peniano é evidente. Qual é o provável diagnóstico?
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. Qual o diagnóstico etiológico da síndrome febril?
Compartilhar