Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

O tumor de Pancoast é carcinoma broncogênico associado tipicamente ao seguinte achado clínico:

A
atelectasia do segmento envolvido;
B
síndrome de Horner;
C
tosse não produtiva;
D
hemoptise.
Paciente de 40 anos, masculino, proveniente do Pará, área de desmatamento e com queixa de ferida no antebraço direito há 3 meses. Ao exame físico mostra lesão úlcerocrostosa, com bordos elevados, em moldura, com 4,0 cm de diâmetro e fundo granuloso. Foi feita hipótese diagnóstica de Leishmaniose Tegumentar Americana. Marque a alternativa mais correta para o caso.
Criança de 1 mês de vida, do sexo masculino, dá entrada em pronto socorro com quadro de sepse, distensão abdominal, globo vesical visível e palpável. O diagnóstico mais provável seria:
Adolescente 13 anos, sexo feminino vem à consulta por baixa estatura. Nasceu de parto normal a termo, com 2.800 g e 47 cm. Alimentação adequada e bom rendimento escolar. Mãe teve menarca aos 14 anos, tem 1,63 m e pai tem 1,76 m de estatura. Paciente apresenta peso e estatura abaixo do percentil 3 (entre -2 e -3 desvios-padrão). Assinale a alternativa CORRETA:
Alcoólatra é admitido após queda da própria altura, em estado de coma profundo e com exame neurológico relevando hiperpneia neurogênica, pupilas mediodilatadas e não fotorreagentes, diminuição do reflexo oculocefálico e esboçando postura de descelebração à direita. O local provável da lesão é:
Compartilhar