Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O tumor neuroendócrino do pâncreas mais frequente:

A
Somatostatinoma.
B
Glucaconoma.
C
Insulinoma.
D
Gastrinoma.
E
Adenocarcinoma ductal.
Recém-nascido a termo com seis horas de vida, com provável encefalopatia hipóxico-isquêmica, decorrente de asfixia neonatal, apresenta episódios subintrantes de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se iniciar a seguinte droga:
Em relação à Tromboembolia Pulmonar (TEP) e trombose venosa profunda, é INCORRETO afirmar que:
Lactente de quatro meses, previamente hígido, aleitamento materno exclusivo, pesando 5 kg, é atendido na emergência com desidratação grave. Foram feitas duas fases de expansão rápida, 1ª fase: 50 ml/kg em 1 hora e 2ª fase: 30 ml/kg em 1 hora de soro fisiológico, mas a criança não apresentou diurese. Os exames solicitados apresentaram os seguintes resultados: Na = 118 mEq/l, K = 3,5 mEq/l e Ca = 8,3 mg/dl. Assinale a alternativa que contém a conduta imediata a ser adotada.
Criança com 12 meses de idade, sexo feminino, trazida ao posto de saúde para consulta de rotina, sem queixas. Nasceu a termo, com peso de 2,2 Kg e estatura de 43 cm. Alimentação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) adequados. Exame Físico: peso e estatura abaixo de - 2 desvios-padrão para idade. Sem outras alterações. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar