Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

O uso de desfibrilador externo automático, DEA, tem sido preconizado como elemento fundamental dos cuidados referentes ao suporte básico de vida, na parada cardiorrespiratória, PCR. Esse uso encontra respaldo na seguinte assertiva:

A
o DEA aplica choques que revertem precocemente a assistolia.
B
o uso de DEA pode ser feito mesmo por pessoal não treinado.
C
o acesso ao DEA, até o quinto minuto, modifica o prognóstico da PCR.
D
após uso eficaz do DEA, as manobras de compressão torácica/ventilação são dispensáveis.
E
o DEA é mais barato que as outras medidas de reanimação.
A hérnia inguinal cujo conteúdo é um divertículo de Meckel, é chamada de:
Em relação à torção testicular, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente, 28 anos, sexo feminino, obesa, é admitida na UPA com quadro de dor abdominal em cólica localizada em hipocôndrio direito há 24 horas. Refere náusea, vômito e febre de 38 graus. Ao exame físico, paciente encontra-se com dor, taquicárdica, hipocorada, levemente ictérica, hidratada, com dor à palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito. Durante a palpação profunda do quadrante superior direito do abdome, nota-se que a paciente suspende a inspiração. No exame laboratorial colhido, apresentava leucocitose leve de 14.000 células/mm3 e elevação discreta da bilirrubina 6mg/dL. Qual o diagnóstico clínico mais provável?
Paciente é atendido em uma Unidade de Saúde com quadro de ardência ocular bilateral com 6 dias de evolução, fotofobia moderada com períodos de remissão e piora, irritação e prurido palpebral. Refere que os sintomas são piores pela manhã. Ao exame ocular, as conjuntivas encontram-se avermelhadas, com leve descamação palpebral. Em relação à conduta para o quadro acima, assinale a alternativa correta.
Compartilhar