Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

O uso de desfibrilador externo automático, DEA, tem sido preconizado como elemento fundamental dos cuidados referentes ao suporte básico de vida, na parada cardiorrespiratória, PCR. Esse uso encontra respaldo na seguinte assertiva:

A
o DEA aplica choques que revertem precocemente a assistolia.
B
o uso de DEA pode ser feito mesmo por pessoal não treinado.
C
o acesso ao DEA, até o quinto minuto, modifica o prognóstico da PCR.
D
após uso eficaz do DEA, as manobras de compressão torácica/ventilação são dispensáveis.
E
o DEA é mais barato que as outras medidas de reanimação.
Qual afirmação abaixo está CORRETA?
Assinale (V) para alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS: ( ) Uma gestante HIV positivo, linfócitos TCD4 + de 180 cel/mm³, que faz todas as orientações propostas e chega ao final da gestação com Carga Viral para HIV indetectável, está liberada para amamentar seu bebê. ( ) Um paciente HIV positivo em seu primeiro esquema de tratamento com antiretrovirais, assintomático, pode ser recomendado a fazer suspensões temporárias dos antirretrovirais, não implicando na eficácia do tratamento a longo prazo. ( ) Um paciente HIV positivo assintomático com TCD4+ = 500 células/mm³ e carga viral = 250.000 cópias/ml enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. ( ) Um paciente HIV positivo assintomático, com TCD4+ = 300 células/mm³ e carga viral = 50.000 cópias/ml enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. ( ) Um paciente HIV positivo, com cândida esofágica grave, TCD4+ = 190 células/mm³ e carga viral = 5.300 cópias/ml, enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. A sequência CORRETA está na alternativa:
A forma mais comum de carcinoma de tireoide é:
Na diferenciação da cardiomiopatia hipertrófica (CMH) com estenose valvar aórtica (EA), é CORRETO afirmar que, ao contrário da segunda, a primeira condição (CMH):
Compartilhar